sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Modos de Produção - Sociologia

A maneira pela qual a sociedade produz seus bens e servições, se chama modo de produção, existem diversos modos de produção, existe o Modo de Produção primitivo, escravista, asiático, feudal, capitalista e socialista.



Modo de Produção Primitivo: Abrange um período muito longo, desde o aparecimento da sociedade humana, no processo da amizade, a ajuda entre todos, e são baseadas ma propriedade coletiva.



Modo de Produção Escravista: Nesse modo de produção, existe os escravos, e o senhor que era dono dos escravos, os escravos eram apenas considerados como meros instrumentos de trabalho, um pequeno número de senhores, exploravam os escravos, os senhores donos da produção, e os escravos era proprietário da força.



Modo de Produção Asiático: Modo de produção que surgiu na Ásia, predominou no Egito, China, e na África no século passado, na Índia também, trabalhadores eram forçados a trabalhar, e pelos camponeses que também eram forçados ao trabalho, e depois eram obrigados a entregar tudo que produziam ao estado, os fatores que levaram ao fim desse modo de produção foi: a rebelião dos escravos, propriedade de terra pelos nobres, alto custo de manutenção nos setores improdutivos.


Modo de Produção Feudal: Era constituída por: senhores x servos, os servos não eram propriedades de dos senhores, ou seja, não eram escravos, apenas serviam aos senhores, em troca de casa, comida. Trabalhavam um pouco para o seu senhor, e um pouco para eles.

 Modo de Produção Capitalista: São relações assalariadas, o capitalismo é movido por lucros, por tanto te duas classes sociais: a burguesia e os trabalhadores assalariados.


Modo de Produção Socialista: Faz oposição ao modo de produção Capitalista, tendo como o estado o dono da propriedade, onde todos são iguais, de certa forma, tudo nesse modo é do estado e você pega emprestado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário